SSD x HDD: o que você precisa? (4)

      SSD x HDD: o que você precisa? (4)插图

Confiabilidade
Como os SSDs não contêm peças móveis, eles são menos propensos a danos se você deixar cair ou bater no computador. Isto também torna os SSDs mais confiáveis em ambientes extremos e em temperaturas altas ou baixas. Normalmente, você pode esperar que um SSD moderno dure pelo menos tanto quanto um HDD.

Os SDDs se saem melhor do que os HDDs em laptops porque são portáteis; o manuseio brusco de um laptop pode danificar mais facilmente as intrincadas partes móveis de um HDD.

Você pode executar o Windows CHKDSK com segurança em um SSD para evitar as partes que se deterioraram e morreram, mas nunca tente desfragmentar um SSD. Desfragmentar a unidade grava e reescreve dados, o que pode envelhecer seu SSD mais rapidamente. Se você ainda trabalha com um HDD, é bom saber como desfragmentar no Mac ou PC.

Segurança e recuperação de dados
Se sua unidade falhar, geralmente você poderá recuperar os dados nela contidos. Isso é verdade tanto para HDDs quanto para SSDs, embora com algumas diferenças importantes. Como os SSDs são mais recentes, muitos serviços de recuperação de dados cobram mais para funcionar com eles. Mas como são mais rápidos, você poderá recuperar seus dados mais rapidamente do que com um HDD.

SSDs usam o comando TRIM para destruir dados quando os arquivos são excluídos. Isso faz parte de como os SSDs equalizam o desgaste em todas as células, mas também dificulta a recuperação de arquivos excluídos. Você deve ter isso em mente ao considerar SSD ou HDD para armazenamento. A recuperação de dados para SSDs é melhor realizada por profissionais em um laboratório com equipamentos e software especializados.

Qualquer que seja o tipo de unidade que você usa, a melhor maneira de proteger seus dados é com backups regulares em dispositivos de armazenamento externos ou armazenamento em nuvem. Veja como clonar seu disco rígido para ter tudo à mão em caso de emergência. Você não precisará se preocupar com a recuperação de dados SSD quando já tiver uma nova cópia.

E quanto às diferenças de capacidade entre HDDs e SSDs?
Se você está preocupado com a quantidade de informações que pode armazenar em cada tipo de unidade, não se preocupe. Não há diferenças na capacidade de armazenamento. Você pode obter HDDs e SSDs de 128 GB até 20 TB ou mais. Porém, uma das maiores diferenças entre HDDs e SSDs é o preço por gigabyte, então o SSD será bem mais caro.

Ao decidir entre um disco rígido e um SSD, o preço é um fator importante. SSDs maiores podem realmente subir de preço, como veremos na seção a seguir.

Enquanto isso, se precisar liberar espaço em disco radicalmente, você pode formatar facilmente qualquer disco rígido, interno ou externo – não importa se é um HDD ou SSD. E se você precisar limpar completamente o disco rígido, também existem maneiras de fazer isso.
Quanto mais você usar a mesma unidade, mais confusa ela ficará. Você não apenas adiciona mais jogos, vídeos e fotos, mas seu computador também fica cheio de programas que geram arquivos temporários. Aprenda como excluir arquivos temporários no Windows para manter essa desordem sob controle e, em seguida, veja como limpar seu Mac e se livrar daquele incômodo “Outro armazenamento” no Mac também.

Diferenças de preço entre HDDs e SSDs
O mercado de armazenamento flash é volátil e varia de acordo com a oferta e a demanda. Embora os SSDs sejam muito mais baratos do que costumavam ser, ainda há uma diferença significativa de preço. Um HDD interno de 1 TB custa cerca de US$ 60, enquanto um SSD interno de 1 TB custa em média cerca de US$ 120.

Deixe um comentário